quinta-feira, 19 de julho de 2012

FÓRUM NILO PEÇANHA

(Fórum Nilo Peçanha, restaurado exteriormente pelo juiz Sebastião Rugier Bolelli em 2003/2004. Foto de Carlos Alves, reproduzida pelo Pesquisador Jorge Siqueira).

O FÓRUM NILO PEÇANHA, MONUMENTAL PRÉDIO INSPIRADO NO ATHENS PATHERNON E NOS TEMPLOS ROMANOS DA ORDEM CORÍNTIA, PRINCIPALMENTE A
sua colunata, representativa do estilo greco-romano.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O Fórum Nilo Peçanha foi inaugurado oficialmente em 11 de março de 1935, numa sessão plena do seu Tribunal do Júri, sob a presidência do Juiz


Álvaro Ferreira da Silva Pinto -

  "a quem muito Campos deve, porque, quando judicou, 
sempre procurou o melhor nos outros e deu o melhor de si."

Festivamente foi inaugurado em 28 de março de 1935, passou a ser o terceiro fórum da comarca de Campos dos Goytacazes, RJ. Como tudo na vida tem início, meio e fim, em 18 de janeiro de 2007 as suas portas se fecharam, por ter se tornado obsoleto, sem as mínimas condições tecnológicas para o fim a que se propôs, representando oficialmente o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

O Fórum Nilo Peçanha é um monumental prédio inspirado no Athens Pathernon e na ordem Coríntia, principalmente a sua colunata, representativa do estilo greco-romano. Os oradores das comemorações festivas foram os advogados Jayme Ferreira Landim e o advogado, industrial e historiador com o seu "A Terra Goitacá", Alberto Frederico de Moraes Lamego. Alberto Lamego era habituado a recepcionar o Imperador Dom Pedro II, nas suas quatro vindas a Campos dos Goytacazes, RJ, principalmente para ver a sua Lagoa de Cima, local sempre visitado também pelo Presidente da República, o campista Nilo Procópio Peçanha, advogado - 

          "Nilo Procópio Peçanha, o homem mais honesto do Estado do Rio de Janeiro,
             em todos os tempos - orgulho da Terra Goitacá!'

Os arquitetos do Fórum Nilo Peçanha foram: Pedro Compofiorito (1875-1945) e José Benevento, tendo este projetado também a Casa de Cultura Villa Maria e a Catedral Diocesana do Santíssimo Salvador - projeto aprovado pelo Vaticano, - inaugurada junta e festivamente com o Fórum Nilo Peçanha, em 28 de março de 1935, data da emancipação da cidade de Campos dos Goytacazes, RJ.

O então Prefeito Municipal de Campos - Costa Nunes - abriu a sessão cívica e histórica da cidade de Campos, convidando o Dr. Ruy Buarque de Nazaré, Secretário do Interior e Justiça do Estado do Rio de Janeiro, para presidir os trabalhos comemorativos e demais autoridades representativas do nosso mundo social e político, para compor a mesa.

Em 07 de fevereiro de 1935 foi entregue ao Fórum Nilo Peçanha o mobiliário encomendado à Escola do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro,que custou mais de cem contos de réis e estão em perfeitas condições e belos. Em junho de 2007 o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro retirou esse mobiliário, enviando tudo para seus armazéns da Belacap, visto, que nessa data fizera entrega do prédio do Fórum Nilo Peçanha à Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, de quem recebeu o terreno para a edificação forense.

(O advogado Ralph Pessanha do Espírito Santo se prepara para mais uma audiência. Está sentado no mobiliário de época do Fórum Nilo Peçanha. - Foto do Pesquisador Jorge Siqueira).

O político Nilo Peçanha apoiou a candidatura a deputado estadual do Sr. Raul Veiga, que se renovava a cada eleição. Com o falecimento do estadista Nilo Peçanha, tornou-se Presidente do Estado do Rio de Janeiro o Sr. Raul Veiga, que iniciou em 1912 a edificação do Fórum Nilo Peçanha, tendo a obra paralisada, por falta de verba.


Poder Judiciário da Fundação do Fórum Nilo Peçanha:

- Dr. Luiz Silveira Paes                                  - Juiz de Direito da 1ª Vara
- Dr. Caetano Thomaz Pinheiro                    - Juiz de Direito da 2ª Vara
- Dr. Álvaro Ferreira da Silva Pinto           - Juiz Criminal
- Dr. Guaracy Albuquerque Souto Maior      - Promotor Público
- Dr. Pedro Saragoça Santos                         - Curador de Órfãos.  

- Crisanto Miranda de Sá Sobral                  - Tabelião do Cartório do 1º Ofício
- Alcides Carlos Maciel                                 - Tabelião do Cartório do 2º Ofício
- José Augusto Gomes                                   - Tabelião do Cartório do 3º Ofício
- Gilberto Siqueira                                        - Tabelião do Cartório do 4º Ofício
- Godofredo Nascentes Tinoco                     - Tabelião do Cartório do 5º Ofício
- Esmeraldo Delorme Batista                        - Tabelião do Cartório do 6º Ofício


Poder Judiciário do Encerramento do Fórum Nilo Peçanha:

 VARA                                     JUIZ                                                 ESCRIVÃO

- 1ª Vara                                 - Heitor Carvalho Campinho          - Ana Lúcia
- 2ª Vara Cível                       - Sebastião Rugier Bolelli              - Celso Belas Vieira
- 3ª Vara Cível                       - Carlos Azeredo de Araújo            - Jarbas 
- 4ª Vara Cível                       - Geraldo da Silva Batista Júnior   - Verusca
- 1ª Vara Criminal                  - Cláudio Cardoso França               - Alexsandro
- 2ª Vara Criminal                  - Leonardo Alves Barroso               - Evandro
- 1ª Vara de Família               - Paulo Assed Estefan                      - Renato
- 2ª Vara de Família               - Márcia Alves Succi                        - Fernanda
- Vara da Infância, da Ju- 
   ventude e do Idoso              - Pedro Henrique Alves                    - Verônica
- I JECRIM                            - Ronaldo Assed Machado               - José Rocir
- I JECÍVEL                           - Ralph Machado Manhães Júnior   - Fabiano

Almirante Ary Parreiras

(O Almirante Ary Parreiras foi nomeado interventor do antigo Estado do Rio de Janeiro. No seu governo terminou a edificação do monumental prédio histórico da Terra Goitacá - Fórum Nilo Peçanha. - Foto do Pesquisador Jorge Siqueira).

(Placa em homenagem ao Almirante Ary Parreiras, que terminou e inaugurou o Fórum Nilo Peçanha, bem como também terminou todos os prédios históricos do Centro Cultural e Histórico de Niterói, sua terra natal. - Foto da Professora Carmen Lúcia).

Fim do Fórum Nilo Peçanha

NO DIA 18 DE JANEIRO DE 2007, AS PORTAS DO FÓRUM NILO PEÇANHA SE FECHAVAM, porque o seu obsoletismo era flagrante para a era atual da Informática, da globalização. Quem não se atualizar, obviamente ficará para trás. O aviso oficial do seu fechamento adveio do Desembargador-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - Sérgio Cavalieri Filho e do Corregedor Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro - Luiz Zveiter.

Novo Fórum da Terra Goitacá

APÓS 13 MESES DE EDIFICAÇÃO, O FÓRUM JUÍZA MARIA TEREZA GUSMÃO ANDRADE
foi inaugurado pelo Desembargador-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - Sérgio Cavalieri Filho - em conjunto com o Diretor Forense da comarca de Campos dos Goytacazes, RJ - Paulo Assed Estefan - no dia 24 de janeiro de 2007.


(Fórum Juíza Maria Tereza Gusmão Andrade, com fachada frontal para o Rio Paraíba do Sul e, lá no fundo, a parte posterior do Fórum Nilo Peçanha. - Foto João/Santa Bárbara, reproduzida pelo Pesquisador Jorge Siqueira).

(Fórum Nilo Peçanha , com fachada frontal para a Praça Barão do Rio Branco e, lá no fundo, a parte posterior do Fórum Juíza Maria Tereza Gusmão Andrade. - Foto João/Santa Bárbara, reproduzida pelo Pesquisador Jorge Siqueira).


(Quando iniciei a história do Fórum Novo da comarca de Campos dos Goytacazes, RJ, recebi esta foto aérea do fotógrafo Carlos Alves, de 3 décadas passadas, reproduzida pelo Pesquisador Jorge Siqueira).

Reportagem do Pesquisador Jorge Siqueira.

Revisão da Professora Carmen Lúcia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário